O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou neste sábado (21) após os ataques do país às três principais instalações nucleares do Irã.
"Foi um ataque de alta precisão com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana para que ele deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror", disse.
"Ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que nós vimos nos últimos oito dias. Hoje, foi o dia mais difícil de todos e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós continuaremos atacando com precisão, habilidade e velocidade".
Trump classificou os ataques como "um grande sucesso" e o Irã como um "bully" do Oriente Médio. "Durante 40 anos, o Irã repete 'morte à América' e 'morte a Israel'. Agora, nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas", afirmou.
Ele também parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e os militares americanos e israelenses. "Nós trabalhamos para apagar essa ameaça".
Trump deu a declaração cerca de três horas após informar que os EUA atacaram as instalações nucleares iranianas Fordow, Natanz e Esfahan.
O presidente americano voltou a repetir que nenhuma outra força militar teria capacidade para fazer o que os EUA fizeram.
Segundo ele, o governo dos Estados Unidos fará no domingo pela manhã uma coletiva de imprensa no Pentágono, sede do Departamento de Defesa, sobre os ataques ao Irã.
Mín. 17° Máx. 24°