Um traficante de 27 anos, identificado como Andre Servare Pereira Santos, foi preso nesta quarta-feira (28), em Cariacica, após ser flagrado por câmeras com tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança do Estado.
Considerado de alta periculosidade, o suspeito tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e corrupção de menores. Ele foi localizado e detido por agentes da Superintendência de Polícia Interestadual e Capturas (Supic) após o sistema de monitoramento o flagrar em um local público da cidade.
Segundo a polícia, Andre é de São Pedro, em Vitória, e, além de ter ligação com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), atua no tráfico de drogas em uma área conhecida como Beco da Lica, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. A ordem de prisão, cumprida nesta quarta, foi motivada por um assassinato ocorrido em setembro de 2023, quando ele teria matado um membro da mesma facção por conta de desavenças internas.
Após a abordagem, o suspeito foi levado à Delegacia Regional de Cariacica, onde passou pelos procedimentos legais, sendo posteriormente encaminhado ao Sistema Prisional.
Tecnologia
O sistema de Reconhecimento Facial opera como projeto piloto desde setembro de 2024. A tecnologia consiste na leitura facial de pessoas que passam em frente às câmeras instaladas em locais e prédios públicos, cujas localizações não são divulgadas para preservar a eficácia do sistema.
As imagens captadas são comparadas com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Caso haja correspondência com uma pessoa procurada, um alerta é automaticamente enviado às equipes de segurança para que realizem a abordagem e prisão. O monitoramento é feito pela Gerência de Inteligência (GINT) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em conjunto com outras forças policiais.
Desde a implementação, o sistema já contribuiu para a prisão de 115 foragidos da Justiça.
“Estamos vivendo um novo momento na Segurança Pública do Espírito Santo. Os investimentos do Governo do Estado possibilitaram elevar a nossa capacidade investigativa, reunindo tecnologia, inteligência e capital humano para trazer mais segurança aos capixabas. Não é à toa que temos alcançado os menores índices de homicídio da história e reduzido, também, outros tipos de crimes, como os roubos. Nossa missão é cuidar dos capixabas e vamos nos empenhar cada dia mais para construir um Espírito Santo mais seguro”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Mín. 17° Máx. 24°