As Unidades Prisionais do Espírito Santo agora serão monitoradas por drones de última geração. Os dez equipamentos adquiridos pelo governo contam com tecnologia de ponta e vão auxiliar no monitoramento e fiscalização dos presídios capixabas.
No total, foram investidos R$ 586 mil na compra das aeronaves pelo Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Penitenciário (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus).
De acordo com o governo, os drones vão permitir a vigilância aérea eficaz, com capacidade de cobrir áreas restritas e de difícil acesso, proporcionando maior agilidade e precisão nas operações.
“A aquisição de drones para o monitoramento aéreo, que contam, inclusive, com câmeras térmicas, contribuirá para a vigilância e a segurança das nossas unidades penitenciárias”, destacou o coordenador-geral do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira.
Novos presídios e ações de ressocialização
O Programa Moderniza-ES é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reúne um conjunto de investimentos da ordem de U$ 102.911.500,00. A ideia é ampliar e modernizar os serviços das unidades prisionais, com ações de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
Entre as ações previstas, está a construção de Centros de Reintegração Social nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. “Com as novas unidades, será possível reduzir a taxa de ocupação no sistema”, destaca a Sejus em nota.
O programa inclui ainda a ampliação dos projetos de ressocialização voltados à população prisional, a adequação dos equipamentos de energia, água e saneamento; a construção de infraestrutura para serviços de alimentação e lavanderia; e sistema integrado de gestão de informações e solução de cibersegurança.
Mín. 17° Máx. 24°